O World Shipping Council (WSC) divulgou o seu relatório anual sobre contentores perdidos no mar, revelando uma diminuição significativa para 221 caixas perdidas em 2023.
Isto representa o número mais baixo registado desde o início do inquérito em 2008. Apesar desta melhoria, a WSC enfatiza a necessidade contínua de medidas de segurança rigorosas e de vigilância constante.
Redução de perdas: Em 2023, 221 contentores foram perdidos no mar de 250 milhões transportados, abaixo do recorde anterior de 661 contentores em 2022.
Esforços de recuperação: Aproximadamente 33% dos containers perdidos foram recuperados com sucesso.
Embora o progresso em 2023 seja promissor, a WSC sublinha que a indústria deve permanecer proactiva. As conquistas do ano sublinham o compromisso contínuo necessário para manter os protocolos de segurança e as medidas preventivas.
Além disso, o TopTier produziu insights significativos sobre as causas dos containers ao mar, juntamente com recomendações e materiais de treinamento para prevenir e gerenciar o rolamento paramétrico. Um relatório final baseado em extensas pesquisas e análises é esperado ainda este ano, descrevendo as melhores práticas, padrões de segurança atualizados e recomendações regulatórias.
Relatório obrigatório de containers perdidos: Recentemente adotado pelo Comitê de Segurança Marítima da IMO (MSC 108), os novos requisitos obrigatórios de relatório para contêineres perdidos entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2026. A WSC colaborou estreitamente com os países membros, contribuindo para o desenvolvimento desses requisitos. visa aumentar a segurança da navegação, possibilitando ações de resposta rápida e minimizando os riscos ambientais.
Quanto às melhorias regulatórias, haverá esforços contínuos para revisar e fortalecer as diretrizes de segurança, incluindo atualizações da Convenção SOLAS e do Código CTU.
“A redução dos contentores perdidos no mar em 2023 é um desenvolvimento positivo, mas não diminui a urgência do nosso trabalho. Cada contentor perdido no mar representa um perigo potencial e o nosso compromisso em prevenir estes incidentes deve ser inabalável”, afirmou John Butler, CEO do Conselho Mundial de Navegação.
Containers lost at sea at record low levels
The World Shipping Council (WSC) has released its annual report on containers lost at sea, revealing a significant decrease to 221 boxes lost in 2023.
This marks the lowest number recorded since the survey began in 2008. Despite this improvement, the WSC emphasizes the ongoing necessity for rigorous safety measures and constant vigilance.
Reduction in Losses: In 2023, 221 containers were lost at sea out of 250 million transported, down from the previous record low of 661 containers in 2022.
Recovery Efforts: Approximately 33% of the lost containers were successfully recovered.
While progress in 2023 is promising, the WSC stresses the industry must remain proactive. The year's achievements underscore the continuous commitment needed to uphold safety protocols and preventive measures.
Furthermore, TopTier has yielded significant insights into the causes of containers overboard, along with recommendations and training materials to prevent and manage parametric rolling. A final report based on extensive research and analysis is expected later this year, outlining best practices, updated safety standards, and regulatory recommendations.
Mandatory Reporting of Lost Containers: Recently adopted by the IMO’s Maritime Safety Committee (MSC 108), new mandatory reporting requirements for lost containers will come into effect on 1 January 2026. WSC has collaborated closely with member nations, contributing to the development of these requirements aimed at enhancing navigational safety, enabling prompt response actions, and minimizing environmental risks.
As for regulatory enhancements, there will be ongoing efforts to revise and strengthen safety guidelines, including updates to the SOLAS Convention and CTU Code.
"The reduction in containers lost at sea in 2023 is a positive development, but it does not diminish the urgency of our work. Every container lost at sea represents a potential hazard, and our commitment to preventing these incidents must be unwavering," stated John Butler, CEO of the World Shipping Council.
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