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Mercado de transporte marítimo de contêineres alcança pico com aumento de taxas spot

O mercado de transporte marítimo de contêineres está atingindo seu pico, com os importadores reagindo às crescentes taxas spot. Dados divulgados pela Xeneta mostram que, em 15 de julho, as taxas spot médias do

extremo oriente para a Costa Leste dos EUA aumentaram 3,7%, alcançando US$10.045 por FEU (contêiner equivalente a 40 pés). Para a Costa Oeste dos EUA, as taxas spot subiram 2,0%, ficando em US$8.045 por FEU.


Esses aumentos são significativamente menores em comparação a 1º de julho, quando as taxas subiram 22% na Costa Leste e 12% na Costa Oeste dos EUA. Desde o final de abril, as taxas spot aumentaram quase 150% nessas rotas.


Emily Stausbøll, analista sênior de remessas da Xeneta, afirmou que algumas transportadoras ainda estão aumentando as tarifas spot em meados de julho, mas outras estão começando a oferecer tarifas mais baixas. Isso


sugere um nível crescente de capacidade disponível no mercado, permitindo que os embarcadores negociem melhores preços.


Os dados "médio-alto" da Xeneta indicam que as taxas spot pagas pelos remetentes no 75° percentil do mercado permaneceram quase estáveis em julho, mostrando que a extremidade superior do mercado não está mais em espiral.


Stausbøll destacou que um mercado estável entre médio e alto significa que um número crescente de embarcadores não sente mais a necessidade de pagar taxas na extremidade superior para garantir espaço. As transportadoras estão tendo que reduzir as taxas para garantir volumes e manter participação de mercado.


No Extremo Oriente para o Norte da Europa e Mediterrâneo, as taxas spot médias aumentaram 4,7% e 3,5% em 15 de julho, chegando a US$8.480 por FEU e US$ 8.150 por FEU, respectivamente. Esses aumentos são menores do que os de 17% e 10% em 1º de julho.


As taxas spot permanecem altas, com aumentos de quase 400% do Extremo Oriente para a Costa Oeste dos EUA desde dezembro do ano passado, mais de 300% para a Costa Leste dos EUA e 455% para o Norte da Europa. A situação foi agravada pelo conflito no Mar Vermelho, com a maioria dos navios porta-contêineres navegando ao redor do Cabo da Boa Esperança em vez de usar o Canal de Suez. Os transportadores esperam que o mercado spot enfraqueça no restante de 2024, mesmo com os desvios no Mar Vermelho em vigor.



 

Container Shipping Market Peaks as Spot Rates Rise


The container shipping market is peaking as importers react to rising spot rates. Data released by Xeneta show that, on July 15, the average spot rates in the


Far East to US East Coast increased 3.7%, reaching US$10,045 per FEU (40-foot equivalent container). For the US West Coast, spot rates rose 2.0% to $8,045 per FEU.


These increases are significantly smaller compared to July 1, when rates rose 22% on the East Coast and 12% on the West Coast of the US. Since the end of April, spot rates have increased by almost 150% on these routes.


Emily Stausbøll, senior shipping analyst at Xeneta, said some carriers are still increasing spot rates in mid-July, but others are starting to offer lower rates. That


suggests an increasing level of available capacity in the market, allowing shippers to negotiate better prices.


Xeneta's "medium-high" data indicates that spot rates paid by shippers in the 75th percentile of the market remained nearly flat in July, showing that the top end of the market is no longer spiraling.


Stausbøll highlighted that a stable mid- to high-end market means that a growing number of shippers no longer feel the need to pay fees at the higher end to secure space. Carriers are having to reduce rates to guarantee volumes and maintain market share.


In the Far East to Northern Europe and the Mediterranean, average spot rates increased by 4.7% and 3.5% on July 15, reaching US$8,480 per FEU and US$8,150 per FEU, respectively. These increases are lower than the 17% and 10% on July 1.


Spot rates remain high, with increases of almost 400% from the Far East to the US West Coast since December last year, more than 300% for the US East Coast and 455% for Northern Europe. The situation has been worsened by the conflict in the Red Sea, with most container ships sailing around the Cape of Good Hope rather than using the Suez Canal. Shippers expect the spot market to weaken for the remainder of 2024, even with Red Sea diversions in place.





 





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